Como Criar um Site em Poucos Passos

Atuar online se tornou a base principal para qualquer negócio, carreira ou até mesmo projetos pessoais e sociais.

As pessoas ficam cada vez mais conectadas e por isso dispor de uma presença online marcante fará com que você possa construir seu alcance e se tornar relevante.

A melhor forma de marcar sua presença na internet e começar a construir sua reputação é criar um site.

Ao criar um site você terá um espaço apenas seu para construir sua identidade e fazer valer as suas ideias de forma a conquistar e cativar o público.

Nesse artigo irei explicar em passos simples o que você precisa fazer para criar um site e começar a usar a internet como palco para suas ideias.

 

1 – ESCOLHA O SEU NICHO

Seu nicho ou seu público alvo, a escolha do nicho serve para que você consiga dar uma ideia clara ao que você deseja ter como objetivo do seu projeto online.

Se você for montar um E-commerce é necessário pensar no que você pretende vender e para quem você deseja vender.

Se você tem um projeto social é importante saber quem é o seu público alvo, se você tem uma carreira artística precisa direcionar seu conteúdo para o público certo.

Realize uma análise de como funciona exatamente o mercado que você deseja representar e dominar.

Para a maior parte das pessoas o nicho ajuda a definir muito do que irei falar nos próximos passos.

 

2 – CRIE UM NOME MARCANTE E ORIGINAL

Como mencionei no passo anterior, para criar um site se faz necessário ter um nicho e ao escolher seu nicho você terá muito mais facilidade de conseguir pensar em um nome para o seu site que represente a idéia completa do seu projeto.

Em algumas situações você poderá descobrir que o nome que você pensou já está em uso por outra pessoa e nesses casos o ideal é que você mude o nome para não gerar confusão.

Lembre, o nome que você decidir usar estará atrelado a sua reputação online, é através dele que as pessoas poderão te encontrar, por isso o ideal é que você escolha algo que seja original e ainda tenha um apelo forte para o público.

Afinal de contas, se você criar um site com um nome que não representa claramente o que você está oferecendo, isso pode se tornar um problema.

 

3 – CONSIGA UM DOMÍNIO

O domínio é o que define como será a URL ou o endereço do seu site, esse endereço é utilizado para que as pessoas possam encontrar o site diretamente no navegador e escolher errado pode causar enganos e problemas que podem prejudicar o desenvolvimento da sua reputação.

Imagine por exemplo, que você vende brinquedos para Cães no seu site. Se você escolher o domínio gatinhofofo.com às pessoas certamente ficarão desapontadas.

Nesse caso, escolha um domínio que seja direto e simples, que explique claramente a intenção do seu site ou que represente de maneira direta a sua marca.

Você pode comprar o domínio separadamente ou junto com a hospedagem, mas, vamos falar disso em outro artigo.

 

4 – DECIDA COMO IRÁ FUNCIONAR O SEU SITE

Muitos sites hoje em dia possuem funcionalidades mistas, então é interessante que você faça uma lista de tudo o que você quer antes de criar um site.

Você pode ter um blog para colocar artigos diversos, pode incluir um E-commerce, pode até mesmo criar uma página de cadastro.

As opções só serão limitadas pela sua imaginação e pela sua vontade, escreva tudo o que você pretende disponibilizar no site, você pode precisar disso no próximo passo para finalmente dar uma forma real a ele.

Atenção, se você esquecer de algo durante o passo 4 e se lembrar depois ou se mais tarde você decidir incluir uma idéia nova no site, não tem problema, é sempre possível adicionar isso mais tarde.

 

5 – HOSPEDAGEM E CRIAÇÃO

Uma boa forma de garantir que o seu site será bem sucedido, é contratar um profissional para cuidar da criação de conteúdo.

Atualmente um grande número e sites estão sendo construídos utilizando o sistema do WordPress que serve para dar forma ao site e criar todas as funcionalidades dele.

Existem outras plataformas que possuem o mesmo propósito, mas uma vez que o WordPress é a mais utilizada no mundo é sempre interessante escolher ela para se aproveitar as muitas ferramentas e plugins disponíveis.

Normalmente a pessoa que desenvolver o seu site poderá também oferecer o serviço de hospedagem, que serve para que o seu site fique online o tempo todo e seja acessível de qualquer lugar do mundo.

Faça uma pesquisa e contrate uma hospedagem que seja do tamanho ideal para a quantidade de arquivos que você deseja hospedar no site.

 

CONCLUSÃO

Pronto! Agora você já tem tudo o que precisa para criar um site do zero e começar a sua nova jornada em direção a um alcance maior e mais relevante na internet.

Não deixe de manter atualizado o seu site com frequência para atrair mais público e boa sorte!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *