Elementos de Um Artigo Bem Escrito e Ranqueável

O desafio de todo blogueiro, ou vendedor online, é oferecer aos seus visitantes, conteúdo criativo, interessante e atrativo.

O fato é que, para escrever um bom post, não basta apenas encher o texto de palavras-chave para que ele fique bem ranqueado nos sites de busca.

É claro que é importante ficar atento às estratégias de SEO, porém, mais do que isso, seu conteúdo precisa ser realmente coerente e atrativo para que o visitante continue lendo até o final.

De que adianta várias pessoas visitarem seu site, por ele estar bem ranqueado, mas acabar saindo dele porque o conteúdo não foi satisfatório e nem chamava atenção?

Para te ajudar a fidelizar seus visitantes, preparei algumas dicas para ensinar a você como escrever um post bem sucedido e que realmente chame a atenção dos seus visitantes. São dicas simples, mas muito preciosas.

 

1. TÍTULO

A primeira coisa que os visitantes observam no seu post é o título. Ele é a porta de entrada para o seu conteúdo  e,por esse, motivo é muito importante que seu título possua as características adequadas.

Por exemplo, um título sucinto, curto, mas que dá uma ideia geral do que o seu post abordará. Pode ser mais interessantes do que títulos muito longos e massivos, que enrolam demais e as pessoas, que acabam desistindo de terminar de ler só por causa do título.

É importante que seu título tenha coerência com o restante do texto, utilize as palavras corretas, seja sucinto e criativo em seu título, isso é essencial quando você for escrever um post.

 

2. IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS, VÍDEOS, GIFS, ETC

Se coloque no lugar do seu leitor, o que é mais interessante para você: um post cheio de palavras e mais palavras, ou um post amigável, interativo, cheio de imagens e gifs que combinam com o conteúdo?

Dependendo do seu público-alvo, é muito importante integrar imagens e outras mídias ao conteúdo, isso ajuda até mesmo nas estratégias de SEO, e garante melhor ranqueamento do seu blog.

Imagens que combinem com o conteúdo, não podem faltar ao escrever um post, pois, chama muito mais a atenção do usuário do que muito texto corrido.

 

3. PALAVRAS CHAVE

Todo mundo que trabalha com blogs e conteúdos online deve saber que um blog bem ranqueado é muito importante para gerar tráfego em seu site, porém, é muito importante que as palavras-chave estejam coerentes com o texto.

Eu já vi muitos textos onde as pessoas acabam encaixando palavras-chave onde não cabia fazer isso, o que gerou um grande desconforto na leitura do conteúdo.

Estar atento à isso é muito importante, as palavras-chave precisam encaixar bem ao escrever um post, do contrário, seu conteúdo fica parecendo mais com uma colcha de retalhos do que um quebra cabeça bem montado.

 

4. TAMANHO CORRETO DO TEXTO

Pesquisas indicam que os leitores geralmente preferem conteúdos mais longos e mais profundos, que explicam bem determinado tópico.

Por outro lado, os leitores que utilizam o celular para realizar suas pesquisas, preferem textos curtos e mais fáceis de ler em qualquer lugar onde estiverem.

Por isso, é muito comum não saber qual o tamanho adequado do texto na hora de escrever um post, mas é importante ficar de olho em seu público e no contexto atual que vivemos.

É mais comum uma pessoa utilizar um celular para fazer uma pesquisa do que um computador.

Então, vale a pena focar um pouco mais em conteúdos mais simples, práticos, e fáceis de ler, devido a essa crescente no número de pessoas que utilizam mais o celular do que um computador.

 

5. CONTEÚDO

Ao escrever um post, existem uma série de coisas nas quais é importante ficar atento, por exemplo, a ortografia, a gramática utilizada, a coerência do texto.

Atualmente, as plataformas de busca, em especial o Google, têm se preocupado muito com a confiabilidade dos sites. Ortografia e gramática são fatores muito importantes para gerar confiança para essas plataformas.

Além disso, um texto incoerente e sem sentido não é atraente para nenhum leitor. Ainda mais quando o conteúdo dele é extenso e não chega a lugar algum, o famoso “enrolão”.

Quando estiver escrevendo um post, se coloque no lugar do visitante e pense “eu leria isso que estou escrevendo?”.

Se você pensa que o que escreveu não está tão bom, não chama atenção, enrola demais o leitor ou é muito repetitivo, acho que você precisa rever sua escrita.

Pois, para um blog funcionar, é necessário escrever um post com conteúdo interessante e atrativo, nada de pensar que “qualquer coisa já serve”.

 

CONCLUSÃO

Aprender como escrever um post não é nada difícil, mas é necessário criatividade e consciência de como está o seu texto, e em quais situações você pode melhorar para oferecer conteúdo cada vez melhor aos seus visitantes.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *